06. October 2017 - 18:00 till 20:00
Share it on:

Articulação pela Extensão Popular | FACED/UFRGS | Friday, 06. October 2017

Visando a proximidade do Salão de Extensão UFRGS 2017, que acontecerá entre 16 e 20 de outubro, o COLEP - Coletivo pela Educação Popular convida todos os projetos de extensão, cursinhos populares, coletivos e organizações que pautam a uma universidade popular a construir a luta em torno da Extensão Popular.

Vamos nos reunir no dia 06/10, as 18 horas em frente à FACED. No atual contexto de crise e retrocessos, na Educação Pública, perdem espaço todo tipo de pensamento que busque a abertura das portas da Universidade para o povo.

O descaso com o pilar da extensão universitária em comparação com os âmbitos da pesquisa e do ensino, exemplifica a lógica da privatização e mercantilização do ensino. Em 2017, foi cortado o PROEXT (Programa de Extensão Universitária), principal edital de fomento à extensão do Ministério da Educação (programa que já havia sido reduzido de R$ 80 milhões para R$ 15,32 milhões). Dentro da UFRGS, o caso da Vila Boa Esperança, é exemplo de como as comunidades do entorno costumam ser vistas pela reitoria. A comunidade resiste a um pedido de reintegração de posse movido pela Reitoria da universidade. Nesse contexto, a organização dos estudantes, diretórios e projetos de extensão vem sendo fundamental para a luta da comunidade. Defendemos a abertura das portas da Universidade para o povo! Acreditamos que a Extensão deve ser um espaço de troca de saberes entre os estudantes, as comunidades e os movimentos sociais, para construírmos juntos um projeto de Universidade Popular.

LUTAR, CRIAR, UNIVERSIDADE POPULAR!
EXTENSÃO ÀS LUTAS, UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS!